quinta-feira, 26 de maio de 2011

A discussão certa.

Não se fala em outra coisa, a não ser o 'tal kit contra homofobia'.
Certo, essa discussão tem mesmo de ser abordada, mas será que esse é o local certo. Será que esse não é um assunto para pais e filhos, assunto de uma educação muito mais 'caseira' que 'institucional'.
Certo novamente, vamos levantar esse assunto nos colégios, afinal cidadania é tão importante quanto matemática (e mais fácil, diga-se de passagem. rs), mas será que as crianças e adolescentes brasileiros, muitos em séries avançadas, semi-analfabetos estão prontos para tal 'aula'.
Mas enfim, Dilma já mandou recolher. Aí você pensa-como eu, bobinha-consciência e essas coisas. NEGADO, foi apenas 'joguete' político. Ela recolheu os ditos kit's, e a bancada evangélica sai do pé do Ministro Chefe da Casa Civil, o pobre Palocci, acusado de aumentar, e muito, seu patrimônio durante a Corrida Presidencial.
Ao mesmo tempo, a bancada dos 'SANGUESSUGAS' na Câmara aprova um projeto que tende a desmatar cem milhões de hectares. Mas sobre isso ninguém fala. Afinal, isso nem é um assunto tão importante né?!
Assim vamos nós! Difícil, bem difícil..

quarta-feira, 9 de março de 2011

Será que esse país já parou?

Nossa, o salário mínimo recebeu um aumento de incríveis R$ 5. Dá pra acreditar, o que você faz com esse aumento:
Você pode ir e voltar de algum lugar de ônibus. E só, se pensar em fazer mais alguma coisa, falta passagem, e a gente fica na clássica pista.
A gente pode ir ao cinema, em uma segunda-feira, que legal. Mas ops, assalariado no cinema numa segunda: bem improvável.
Você deve tá me chamando de exagerada, mas pergunte a seus país o que se faz com R$ 545. Provavelmente você vai ter a conclusão de que um chefe de família é praticamente um mágico. Faz surgir dinheiro de onde não tem.
Enquanto isso em Brasília, no fim do ano passado os deputados que eu e você elegemos votaram para aumentar de R$16.512,00 para R$ 26.723,13 (Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,camara-aprova-aumento-do-salario-de-parlamentares,654023,0.htm). Inacreditável? Não, é Brasil.

O pior é que os problemas clássicos não morrem:
ainda pagamos impostos abusivos;
ainda temos uma educação desacreditada;
ainda temos uma saúde caótica.

Sua opção: acostumar-se cada vez mais ou começar a pensar no seu país, no nosso país.
Ainda tem gente que diz que o país tá no rumo certo, só não sei pra onde.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

. O que a gente faz?

 Desejar ano novo é simples, quero ver fazer um ano novo mudar de ideias, opiniões, amadurecer. Esperar um ano novo pode não ser o bastante.. Faça um ano novo.
Diga, qual sua sugestão para começar a escrever uma nova história?  

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Será que dessa vez vai ?

Impossível não comentar sobre o que está acontecendo com a cidade da gente.. Medo, insegurança, uma sensação de indefinição. Em meio ao caos instalado na cidade, no estado (por que até em Cabo Frio tá tendo ataque..) um sentimento chama minha atenção: O apoio da população fluminense. 
É muito bom ver as pessoas apoiando e acreditando no trabalho da polícia, ver pessoas dominadas pelo medo se enchendo de esperança. 
Sei que é difícil acreditar em dias melhores, mas os primeiros passos estão sendo dados: 
 - Ouvi no Jornal da Globo que advogados que fizeram papel de pombo correio estão com prisão decretada.
 - As polícias estão se ajudando. BOPE, CORE, Forças Armadas, PM, Civil.. Todos formando uma só corrente.
 - O dique-denúncia teve recorde de ligações. Entre outras coisas.
É complicado levar uma vida normal, mas a gente tem que acreditar. Vamos tentar confiar, tentar acreditar que as coisas estão entrando nos eixos. Vamos ter Fé! 

Minha amiga Paula Lotti escreveu em seu blog um post muito interessante que faz a gente pensar em várias coisas. Uma delas: 
Por que não legalizar as drogas? 
Imagine: Crédito Consignado para usuários.
Mais um usuário mata alguém da família para comprar suas drogas. 
Não ia dar gente. Não vivemos em uma sociedade livre o suficiente para isso. 


Já minha amiga Nanda diz: o rio de janeiro não tem mais jeito amiga, quando não alaga, pega fogo, eles não solucionam uma coisa, vão solucionar outra?   
Eu respondi que siim, mas que a população tem que fazer sua parte, se filhinho de papai não fosse no morro se encher de maconha bandidos não iam ter tantas armas, da mesma forma que se a população não jogasse lixo no valão não teria tanta enchente.. 
A gente tem a obrigação de fazer diferente.   

Vamos torcer por nosso futuro, fazer nossas partes.    

domingo, 21 de novembro de 2010

Tem algo errado ?!

    Ainda circula nos jornais, uma série de notícias sobre a tal da CPMF, imposto que "criado" com o objetivo de suprir a caótica saúde brasileira, que tornou-se ,como a grande maioria dos impostos, diga-se de passagem, mais uma forma de arrecadar nosso rico dinheirinho. 
    O problema em si não é pagar impostos -nisso nós somos doutores- o problema é pagar por mais um imposto inútil, pelo menos pra nós que, se formos a um hospital da rede pública de saúde, morreremos esperando. Há conosco, que já pagamos sobre absolutamente todo que consumimos, um descaso total. Uma espécie de 'deixa morrer'. 
    Tudo isso para sustentar regalias para parlamentares, luxos e seus planos de saúde completos, tudo incluso nos salários exorbitantes que nós pagamos, na roubalheira que financiamos. 
     Enquanto isso, uma criatura que alguns de nós elegemos, se preocupa em criar uma lei para "regulamentar" a ação da imprensa brasileira. Mas é claro que faz sentido... Assim mais ENEM's sairão errados e ninguém saberá, mais brasileiros sairão dos corredores do hospital para o IML, mais crianças sairão da escola semi-analfabetas... Ou seja, só vão ocorrer os mesmos absurdos de agora, só que mais por baixo dos panos do que nunca.  

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Você tem Consciência?

Hoje, na cansativa volta pra casa depois de um dia cheio, peguei o ônibus -já cheio- e estava com minha mochila pesada no chão. Não, minha indignação não está em minha mochila no chão.
Minha indignação está em um homem, que beirava os 40 anos, portador de algum tipo de deficiência em uma das pernas. Este homem, cidadão como eu e você viajou de pé, sem reclamar, sem fazer NENHUM tipo de grosseria aos que estavam sentados em seu lugar. Seu lugar sim, principalmente o que sinalizava PREFERENCIAL.
Fiquei mais surpresa ainda quando um dos homens que estava sentado levantou-se - não para ceder o lugar, para descer - o homem que viajava de pé, olhou-me como se perguntasse se eu ia me sentar e, quando fiz que não, me agradeceu, sentou-se e pediu para segurar minha mochila.
Fiquei bestificada com sua EDUCAÇÃO, sua serenidade. Este homem poderia estar indignado com a vida, com nossos colegas de busão, mas não. 
Me perguntei se as pessoas não enxergavam a deficiência daquele homem. Tá certo, todos estavam cansados, mas será que só eu imaginei ele no chão.
Gostaria muito de saber o que essas pessoas pensam sobre consciência social. Será que se fossem eles próprios ou seus filhos de pé, aquelas pessoas não iam querer um lugar.
Educação queridos, não é só questão de escola. É questão de HUMANIDADE, é questão de CONSCIÊNCIA SOCIAL.
Pense, você faz a sua contribuição para uma sociedade mais justa?  

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

- Cabeças pensantes .

Gostei muito da expressão que vi em um comentário.
Você já parou pra pensar em educação?
Sim, nessa que me forma, que forma você?
A verdade é que somos, sob meu ponto de vista, vítimas de uma educação sucateada. Escolas caindo aos pedaços, professores sem motivação, alunos sem estimulos...
Em escolas públicas aprendemos a nos conformar por que não temos oportunidades (↓$$), em escolas particulares  tentam ensinar para nossos colegas que são mais inteligentes (↑$$).
 - Vou dizer a mais pura verdade: Isso é mentira.
Esse poder que nos comanda, tenta nos diferenciar, nos segregar, mas a mais pura verdade é que somos TODOS iguais, não só perante a Deus, mas perante a SOCIEDADE !!
Esse poder quer nos tirar o direito a escolha, a igualdade. Por isso a TV não informa como deveria, os jornais não tem o preço que deveriam ter. O querem que você querido/querida cada vez mais alienado/alienada.. Menos uma cabeça pensante no mundo.


Goste você ou não, há uma música da banda Forfun que diz: "Nasce de você a revolução..."